sexta-feira, 16 de julho de 2010

Militares fazem exercício antes de embarcar para Haiti


Chegada de brasileiros Chegada de brasileiros que estavam no Haiti, em janeiro deste ano.

Nova leva viaja a
partir de 15 de agosto."

Concentrados no 20º RCB (Regimento de Cavalaria Blindado), em Campo Grande, 809 militares do Exército Brasileiro terão mais duas semanas de exercícios de preparação rigorosos para integrarem a Missão de Paz no Haiti, a partir de segunda. O comando alerta a população sobre as ações que envolverão grante efetivo nas ruas de Campo Grande.

Até o dia 30 de julho os militares – dentre os quais 517 de Mato Grosso do Sul – realizarão as fases finais do processo de preparação, que engloba situações análogas às vividas pela Missão de Paz no Haiti.

A preparação se iniciou há 4 meses, com o processo de seleção psicológico e físico. Em seguida os militares passaram pela fase de instrução individual básica. Agora ocorre a fase final: os exercícios básico e avançado de operação de paz.

A primeira fase, que irá durar uma semana, servirá para que o comando do batalhão avalie o preparo da tropa. Na semana seguinte os militares serão avaliados individualmente em suas habilidades.

“Serão criadas situações possíveis de acontecer no Haiti e organizadas diversas oficinas, desde controle de distúrbios civis ao atendimento à população, inclusive com a participação de haitianos, fazendo com que a tropa se comunique usando o creole (língua falada no Haiti)”, garante o major Leonardo, da comunicação do Exército.

Dentre os 809 militares que participarão dos exercícios de preparação estão duas mulheres, que passaram pelas mesmas provas que envolveram a seleção dos homens. São duas sargentos, que atuarão como técnicas de enfermagem.

De acordo com o Exército, participarão da Missão de Paz no Haiti militares de diversas partes do Comando Militar do Oeste, dentre os quais integrantes do Comando Militar do Planalto. O embarque acontece a partir de 15 de agosto em 7 escalões, para que a substituição dos militares seja gradual. O último escalão viaja no dia 2 de setembro.

Para o major Leonardo, os militares mostram satisfação em participar da Missão de Paz. “Todos possuem a noção da grandiosidade de representar o País e os nossos valores. Nossa missão é cooperar na estabilização do Haiti e isso move militar”, explicou.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Jornalista aquidauanense completa 28 anos de rádio





Radialista profissional e jornalista por formação, Iramar Ferreira, que atualmente trabalha na Rádio Difusora/Band – AM 1340, completou na última sexta-feira (09) 28 anos de rádio.
Começou a sua trajetória profissional na Rádio Independente, como técnico de som (operador de áudio), cuja emissora ainda era de propriedade do jornalista 120 Antonio Rodrigues Garcia, e depois de muito aprendizado encarou o desafio de ser locutor e repórter.
Porém, teve de interromper a carreira para servir a Pátria como soldado do glorioso Exército Brasileiro, na unidade do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. Depois disso, entrou na Rádio Difusora e, ao lado dos veteranos radialistas, Ferreira da Silva, Áureo da Silva, Sady Soares, Waldemar dos Reis (Corrêa Filho) entre outros, passou a integrar o rol de comunicadores da emissora apresentando programas variados – jovem e sertanejo – e ainda trabalhando como repórter de externa e apresentador noticiarista no stúdio.
Dentre os programas que apresentou na Difusora, "Paisagem Sertaneja", "Mensagem Social", "Aquarela Musical", "Entardecer no Sertão", "Difusora Notícias" e "Plantão Policial".
Deixou a rádio, após a emissora ter sido arrendada para a Igreja Apostólica de São Paulo. Logo, retornou a Rádio Independente onde apresentou programa jovem, matinal, e integrou a equipe de jornalismo da emissora como repórter externo do "vermelhinho da Independente", porém, na supervisão do jornalista Armando Amorin Anache - hoje diretor da rádio.
Depois, retornou a Rádio Difusora onde completou na mesma data, ou seja, 09/7, nove anos comandando o programa "Na boca do povo", diariamente, das 10h45 às 11h30, pautado em reportagens, entrevistas, reclamações e prestação de serviços. Ou seja, trata-se de um programa jornalístico, crítico, opinativo e popular.

Jornalismo:
Diplomado no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, em 2009, Iramar Ferreira, trabalhou como colaborador e/ou articulista em vários jornais impressos da região - jornal "Princesa", (jornalista Arnaldo Bastos – falecido); Tribuna Popular (Álvaro Pereira – Jardim/MS); Porta-voz (jornalista José Pedro Frazão); O Pantaneiro (jornalista José Lima Neto), entre outros periódicos local.
Além de radialista e jornalista, Iramar Ferreira é funcionário de carreira da Câmara Municipal há 24 anos, ocupou o cargo de Assessor de Imprensa da Casa em outras legislaturas, e atualmente presta a mesma assessoria de imprensa no gabinete parlamentar do vereador Cipriano Mendes Costa.



Fonte: Difusora1340

domingo, 11 de julho de 2010