sexta-feira, 16 de julho de 2010
Militares fazem exercício antes de embarcar para Haiti
Chegada de brasileiros Chegada de brasileiros que estavam no Haiti, em janeiro deste ano.
Nova leva viaja a
partir de 15 de agosto."
Concentrados no 20º RCB (Regimento de Cavalaria Blindado), em Campo Grande, 809 militares do Exército Brasileiro terão mais duas semanas de exercícios de preparação rigorosos para integrarem a Missão de Paz no Haiti, a partir de segunda. O comando alerta a população sobre as ações que envolverão grante efetivo nas ruas de Campo Grande.
Até o dia 30 de julho os militares – dentre os quais 517 de Mato Grosso do Sul – realizarão as fases finais do processo de preparação, que engloba situações análogas às vividas pela Missão de Paz no Haiti.
A preparação se iniciou há 4 meses, com o processo de seleção psicológico e físico. Em seguida os militares passaram pela fase de instrução individual básica. Agora ocorre a fase final: os exercícios básico e avançado de operação de paz.
A primeira fase, que irá durar uma semana, servirá para que o comando do batalhão avalie o preparo da tropa. Na semana seguinte os militares serão avaliados individualmente em suas habilidades.
“Serão criadas situações possíveis de acontecer no Haiti e organizadas diversas oficinas, desde controle de distúrbios civis ao atendimento à população, inclusive com a participação de haitianos, fazendo com que a tropa se comunique usando o creole (língua falada no Haiti)”, garante o major Leonardo, da comunicação do Exército.
Dentre os 809 militares que participarão dos exercícios de preparação estão duas mulheres, que passaram pelas mesmas provas que envolveram a seleção dos homens. São duas sargentos, que atuarão como técnicas de enfermagem.
De acordo com o Exército, participarão da Missão de Paz no Haiti militares de diversas partes do Comando Militar do Oeste, dentre os quais integrantes do Comando Militar do Planalto. O embarque acontece a partir de 15 de agosto em 7 escalões, para que a substituição dos militares seja gradual. O último escalão viaja no dia 2 de setembro.
Para o major Leonardo, os militares mostram satisfação em participar da Missão de Paz. “Todos possuem a noção da grandiosidade de representar o País e os nossos valores. Nossa missão é cooperar na estabilização do Haiti e isso move militar”, explicou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário